AVALIE, COMENTE, CRITIQUE; QUERO SABER SUA OPINIÃO

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Reforma ortográfica para brasileiros em 5 lições

Você está estudando para fazer prova de português? Você costuma escrever apazigue, oblique ou averigue, e ainda por cima com acento? Você usa o hífen com segurança?

Se você respondeu negativamente às perguntas acima, e quiser seguir o novo acordo ortográfico (que só será obrigatório a partir de 2013), basta aprender as cinco pequenas lições abaixo. Você verá que na prática seguir o Acordo significa deixar de usar o trema e alguns acentos:

1ª lição: Esqueça o trema. Mas se você estiver escrevendo uma palavra estrangeira ou uma carta para a Gisele, é educado usar o trema; portanto, Bündchen.

2ª lição: Esqueça o ôo e o êem. Portanto: Zoo, Eu enjoo no voo, eles leem e creem.

3ª lição: Não esqueça o éi e o ói (ói nóis aqui travez). Só caíram os acentos no ói e éi das paroxítonas. Portanto: Tive uma ideia heroica, mas não recebi o troféu de herói no céu.

4ª lição: Foram embora os acentos no i e no u fortes que vêm depois de ditongo nas paroxítonas. Mas outros acentos em i e u permanecem, como nos hiatos (não precedidos de ditongos) e nas oxítonas precedidas de ditongo. Portanto: baiuca, feiura, cheiinha; mas Piauí, construído, poluído, tuiuiú.

5ª lição: caíram os acentos diferenciais dos homógrafos, exceto pôde (ele pôde), pôr (pôr do sol), e fôrma (opcional: bota o pé na fôrma/forma), que continuam iguais. Mas calma, as únicas palavras que eu conheço que perderam o acento diferencial foram: para (do verbo parar), pera, pelo e polo (Polo Sul/Norte).

"Ah, para! Só preciso guardar essas cinco liçõezinhas para escrever de acordo com a nova ortografia? Não tem mais nada?"

Tem uma porção de outras mudanças, mas em detalhes que a gente já não sabia antes do acordo. Se você quiser, pode pesquisar esses outros detalhes por diversão, distração, profissão ou autoflagelamento (essa procurei no dicionário), mas eles não são importantes para o brasileiro bem educado escrever de acordo com a nova ortografia.

2 comentários:

  1. Roberto, quer dizer que não tem jeito mesmo, vou ter que passar a escrever assim??!! Bem, pelo menos ainda falta bastante tempo até 2013... Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Virginia,
    Ainda bem que para nós brasileiros mudou pouca coisa. Tirando os detalhes, perdemos o trema e alguns acentos. O que dificulta as coisas é que os editores de texto são contra a reforma ortográfica. A gente escreve ideia, e depois vê que o editor mudou para idéia.
    Abraço,
    Roberto

    ResponderExcluir