AVALIE, COMENTE, CRITIQUE; QUERO SABER SUA OPINIÃO

terça-feira, 9 de julho de 2013

No seu aniversário, o que você quer?

O aniversário é nosso Reveillon pessoal, a passagem de mais um ano em nossas vidas.

Como no ano novo, devemos soltar fogos. Prestar atenção e comemorar com os amigos o mistério e o milagre que é a nossa vida.

Como no ano novo, o aniversário também é um momento de reflexão. Relembrar nossa vida e pensar sobre o que temos feito dela. E buscar no nosso interior, no silêncio de depois da festa, o que queremos ser. Há uma história da tradição judaica que revela o sentido desta busca:

“Por que estás tão irrequieto?”, perguntou o discípulo ao Rabino Sússia, ao vê-lo em seus momentos finais de vida.
“Tenho medo”, respondeu Sússia.
“Medo de quê, rabino?”.
“Medo do Tribunal Celeste”.
“Tu? Um homem tão piedoso, cuja vida foi exemplar? Se tu tens medo, imagine nós, cheios de defeitos e imperfeições.”
Rabino Sússia, então, diz: “Não temo ser inquerido por não ter sido como o profeta Moisés, não deixei um legado de seu porte. Eu posso me defender dizendo que eu não fui como Moisés porque eu não sou Moisés. Nem temo que me cobrem profecias como as de Maimônides, por eu não ter oferecido ao mundo a qualidade de sua obra e seu talento. Eu posso me defender dizendo que eu não fui como Maimônides porque eu não sou Maimônides. O que me apavora neste momento é que me venham indagar: ‘Sússia, por que não foste Sússia’?”

(A história do rabino Sussia foi contada na peça A alma imoral)

2 comentários:

  1. Fiz 27 anos dia 15 de julho.
    Preparei uma humilde comemoração no fundo de casa. Bastante cerveja e churrasco e uma raivosa garrafa de cachaça 51. musicas e vídeo- clips favoritos. De pouco a pouco, foram surgindo os camaradas, e uns nem tanto assim. Muitos amigos a celebrar e visivelmente em algumas horas, Estávamos em estado de embriaguez. Foi o melhor aniversário da minha vida. Principalmente porquê compartilhei isso com os amigos, e próximos.

    Esses momentos de auto reflexão que você citou é algo recorrente e quase que diário pra mim. honestamente não tenho chegado a uma conclusão definida do quê, ou o quê, me faz feliz, ou o quê me fará realizado. Idealizo projetos de vida simples , e volta e meia os reavalio. Não tenho ambições financeiras exorbitantes. Sempre faço minha mesa redonda existencial me fazendo questionamentos a respeito de quem eu sou neste mundo. Tenho medo de me tornar alguém seco e robótico. Um idiota simplesmente correndo atrás de dinheiro e apenas isso. Quero a arte. Quero observar o mundo. Quero ter tempo pro eu leitor, em quem sabe escritor. Para os amigos. E até pro amor.
    Me apego aos meu projetos inúteis. quem sabe, eles frutificarão .
    Parabéns pelo blog. Visitarei sempre que puder.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da história e do texto. "Raivosa garrafa de cachaça 51" é ótimo. Obrigado por escrever no meu blog. Continue pensando, lendo e escrevendo.

    ResponderExcluir