AVALIE, COMENTE, CRITIQUE; QUERO SABER SUA OPINIÃO

Apresentação

Desde a infância até a maturidade todas as pessoas formam uma convicção sobre os sentidos e valores do mundo. Não de forma expressa ou teórica - é difícil enxergar na casca dos jovens a formação interior desse conteúdo. É este sistema profundo, bem ou mal formado, que sustenta o fio sobre o qual caminha a vida de cada adulto.

Em 2004, com 37 anos, meu sistema de crenças não mais conseguia sustentar o fio da minha vida, e tudo em volta começou a perder sentido. Tive que retornar aos anos de minha formação, reabrir os questionamentos que se haviam fechado, e refazer, silenciosamente (já com trabalho, esposa e dois filhos), o caminho de formação do jovem Roberto. Criar um novo sistema de crenças que novamente esticasse o fio para que eu pudesse seguir adiante. Acho que não teria conseguido sem a ajuda dos livros que li. Mesmo hoje não penso ser capaz de manter a fé na vida como um todo, e na minha em particular, sem a leitura.

A partir de junho de 2006, graças a um convite, comecei a escrever crônicas mensais sobre livros e, com muita dificuldade e coragem, procurava expor o que se passava em mim. Até hoje me surpreendo que tenha havido tantas respostas positivas a essas crônicas.

Comecei este blog em janeiro de 2009 com a idéia de escrever nele impressões interiores, sem recorrer aos livros e às citações. Como podem ver, não demorou muito para eu baixar a bola, passar a publicar aqui as minhas crônicas, novas e antigas, e transformar o "Antes que eu desista" no que ele é hoje: Minha casa no mundo virtual para expressar a admiração pelos grandes livros e grandes autores que leio, onde espero receber pessoas que dividam comigo, ainda que silenciosamente, essa paixão pela leitura, essas inquietações e essas fantasias.

(Apresentação escrita em março de 2010)