AVALIE, COMENTE, CRITIQUE; QUERO SABER SUA OPINIÃO

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Compromisso com a compaixão (Charter for compassion)

O princípio da compaixão está no coração de todas as tradições religiosas, éticas e espirituais, sempre nos chamando a tratar os outros do mesmo modo que gostaríamos de ser tratados. A compaixão nos impele a trabalhar incansavelmente para aliviar o sofrimento do próximo, para destronar o eu do centro do nosso mundo e colocar o outro neste lugar, e para honrar a santidade inviolável de cada ser humano, tratando a todos, sem exceção, com justiça, equidade e respeito.

Também é necessário nos controlarmos, tanto na vida privada como na pública, para não infligir sofrimento. Agir ou falar agressivamente, explorar ou negar direitos básicos a qualquer ser humano, e incitar o ódio denegrindo os outros – mesmo nossos inimigos, tudo isso nega nossa humanidade em comum. Reconhecemos que temos falhado em viver com compaixão e alguns têm aumentado a miséria humana em nome da religião.

Portanto, convocamos todos os homens e todas as mulheres: a reconduzir a compaixão ao centro da moral e da religião; a retornar ao antigo princípio de que toda interpretação das escrituras que gere violência, ódio ou desprezo é ilegítima; a garantir que os jovens recebam informações precisas e respeitosas sobre outras tradições, religiões e culturas; a apreciar a diversidade cultural e religiosa; e a desenvolver empatia pelo sofrimento de todos os seres humanos, mesmo daqueles considerados inimigos.

Precisamos urgentemente fazer da compaixão uma força clara e dinâmica em nosso mundo polarizado. Enraizada na determinação de transcender o egoísmo, a compaixão pode derrubar barreiras políticas, dogmáticas, ideológicas e religiosas. Nascida da nossa profunda interdependência, a compaixão é essencial para as relações humanas. É o caminho da iluminação, e indispensável para a criação de uma economia justa e de uma comunidade global pacífica.

IMPORTANTE : O texto acima é minha tradução para o manifesto global Charter for compassion. Que tal entrar no site http://charterforcompassion.org e se envolver com este movimento para reconduzir a compaixão ao centro do pensamento e da ação religiosa, moral e política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário