AVALIE, COMENTE, CRITIQUE; QUERO SABER SUA OPINIÃO

terça-feira, 25 de setembro de 2012

A partir de janeiro do ano que vem, o Acordo Ortográfico é obrigatório


O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em 1990 por sete países, foi promulgado no Brasil pelo Decreto nº 6.583, de 2008, que previu um período de transição até o final do ano de 2012.

Muitas pessoas consideraram que 2013 estava muito distante e continuaram sem dar muita bola para as novas regras ortográficas. Outros – visto que se revoltar e desobedecer sempre garante alguma satisfação pessoal – juram que nunca vão mudar o “seu” jeito de escrever.

A boa notícia (para os distraídos que querem se adaptar) é que seguir o Acordo significa deixar de usar o trema e alguns acentos, bastando aprender as cinco pequenas lições abaixo.

1ª lição: Esqueça o trema. Mas se você estiver escrevendo uma palavra estrangeira ou uma carta para a Gisele, é educado usar o trema: Bündchen.

2ª lição: Esqueça o ôo e o êem. Acostume-se com: zoo, eu enjoo no voo, eles leem e creem.

3ª lição: Não esqueça o éi e o ói (ói nóis aqui travez). Só caíram os acentos no ói e éi das paroxítonas. Portanto: Tive uma ideia heroica, mas não recebi o troféu de herói no céu.

4ª lição: Foram embora os acentos no i e no u fortes que vêm depois de ditongo nas paroxítonas. E daí? Essa regra modificou bem poucas palavras, porque todos os outros casos de acentuação no i e no u permaneceram. Escreva sem acento baiuca, taoista e feiura; mas continue escrevendo com acento Piauí, construído, poluído, tuiuiú.

5ª lição: caíram os acentos diferenciais dos homógrafos, exceto pôde (ele pôde), pôr (pôr do sol), e fôrma (opcional: bota o pé na fôrma/forma). Calma, as únicas palavras que eu conheço que perderam o acento diferencial foram: para (do verbo parar), pera, pelo e polo (Polo Sul/Norte).

O acordo traz também uma porção de outras mudanças, mas em detalhes que a gente já não sabia antes do acordo. Se você quiser, pode pesquisar esses outros detalhes por diversão, distração, profissão ou masoquismo, mas eles não são importantes para o brasileiro bem educado escrever de acordo com a nova ortografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário