AVALIE, COMENTE, CRITIQUE; QUERO SABER SUA OPINIÃO

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Insista!

Toda a filosofia de Karl Popper, considerado um dos filósofos mais importante do século XX, parte da ideia simples de que podemos aprender com nossos erros. Com essa ideia central, ele desenvolveu sua filosofia da ciência, exposta no livro Lógica da Pesquisa Científica, e sua defesa da democracia contra os regimes autoritários, no antológico A Sociedade Aberta e Seus Inimigos, publicado depois da 2ª Guerra Mundial.

Podemos aprender com nossos erros. Note: podemos aprender, mas não aprendemos necessariamente com os nossos erros. Podemos também, e normalmente o fazemos, nos agarrar dogmaticamente às nossas ideias e ações, reagindo às críticas e a qualquer insinuação de que possamos estar errados.

Podemos aprender com nossos erros. Aliás, só podemos aprender com os nossos erros. Quando tentamos qualquer coisa, podemos acertar de primeira por sorte; mas não aprendemos, e vamos errar em novas tentativas. Podemos acertar de primeira alguma coisa tão simples que já sabíamos, como gritar, mas isso também não é aprender. E, finalmente, podemos errar com a convicção de estarmos certos; nesse caso, além de errar, não vamos aprender enquanto durar nossa arrogância.

Podemos aprender com nossos erros. Essa ideia central, que Karl Popper usou para desenvolver sua filosofia, também serve para lançarmos um olhar mais compassivo para os outros e para nós mesmos.

Podemos aprender com nossos erros. Portanto, não se desespere nem se envergonhe de seus tropeços, dos caminhos equivocados, da falta de jeito, das grandes e das pequenas dificuldades. É normal, é humano. Perdoemo-nos uns aos outros nossas bobagens.  A boa notícia é que podemos ir além de nós mesmo, além de nossas capacidades, se nos dispusermos a aprender com nossos erros. Portanto, não desista; insista.

Um comentário:

  1. Amei esta citação, muito lógica.
    A razão encontrada neste trecho nos mostra quanto falta de lucidez no dia a dia para
    não me torturar com minhas próprias auto-exigências.
    Na teoria tudo é sempre lógico, racional e aliviante, não é mesmo?
    Na prática tudo é o contrário...rs
    Vou colocar seu blog na minha lista...

    ResponderExcluir