AVALIE, COMENTE, CRITIQUE; QUERO SABER SUA OPINIÃO

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Fracasso

Não devemos nos apavorar com o fracasso.

Sucesso e fracasso são dois lados da mesma moeda, assim como coragem e medo, alegria e tristeza, vida e morte. Do mesmo modo que não podemos possuir de uma moeda apenas uma face, não podemos ter apenas sucesso, coragem, alegria e vida.

Sucesso é conseguir realizar uma tarefa a qual nos propomos, e fracasso é não consegui-lo. Mas a tarefa tem de ser difícil, a ponto de não sabermos de antemão se seremos bem-sucedidos.

O fracasso é sempre triste, uma frustração do desejo. Mas não é só isso. Significa que estamos buscando algo impossível ou fora do nosso alcance, ou então que não estamos buscando da maneira certa (talvez com muita pressa). É preciso refletir, para decidir se é o caso de desistir, e buscar outros desafios; ou de continuar procurando o mesmo alvo, corrigindo a postura e a mira.

De qualquer maneira, o medo, ou melhor, ser dominado pelo medo do fracasso não leva ao sucesso. Ao contrário, leva à apatia. Para não fracassar, evitamos planejar caminhos difíceis e incertos. Fazemos apenas aquilo que temos a certeza de conseguir sem esforço, mas que, se não nos ameaça com a frustração do fracasso, também nunca poderá nos dar a satisfação do sucesso. Ficamos amargos, reclamando da vida, do destino, do governo, do calor, do frio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário