AVALIE, COMENTE, CRITIQUE; QUERO SABER SUA OPINIÃO

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Gregos os venham que!

Em português: Que venham os gregos!

Tradução, do latim traductione, significa conduzir, levar, transferir. O tradutor, portanto, é quem transfere as obras escritas em uma língua para os leitores de outra língua. Nós, leitores de língua portuguesa, contamos hoje com ótimos tradutores, especializados em diversas línguas e nos mais renomados autores. Mas nem sempre foi assim.


Há traduções de obras clássicas que em vez de trazer a obra para o bom português, levam-na para um idioma confuso, supostamente sofisticado, de difícil leitura, com as palavras em tal desordem que parecem estar brigando umas contra as outras. Essas traduções, embora em sua maioria antigas, continuam à venda, pois algumas editoras consideram apenas o fato de não ter de pagar direitos autorais por elas. O mais grave, a meu ver, é que muitos leitores distraídos atribuem à obra original os vícios da tradução, criando assim uma barreira entre ele e a obra, o que é uma pena. Um exemplo típico é a tradução dos nobres viscondes portugueses de Castilho e Azevedo para o Dom Quixote de La Mancha; tradução essa tão infeliz que, mesmo sem saber espanhol, é mais fácil para o leitor de língua portuguesa ler o Dom Quixote no idioma original.

Também muitas traduções da literatura clássica grega costumam afastar dos textos o leitor, que acaba identificando a arrogância e o hermetismo das traduções como características dos originais. Felizmente, o leitor de língua portuguesa que quiser ter o prazer de mergulhar na cultura grega por meio de seus clássicos, pode encontrar excelentes traduções. Abaixo, minhas recomendações, que incluem um livro sobre mitologia grega e um dicionário.

Ilíada e Odisseia, de Homero, nas traduções de Frederico Lourenço, Edições Cotovia.

As seguintes tragédias, todas editadas pela Jorge Zahar, com traduções de Mário da Gama Cury: Trilogia Tebana (Édipo Rei, Édipo em Colono e Antígona), de Sófocles; Oréstia (Agamêmnon, Coéforas e Eumênides), de Ésquilo; Medéia, Hipólito e As Troianas, de Eurípides.

Metamorfoses, de Ovídeo, tradução de Paulo Farmhouse Alberto, Edições Cotovia.

Diálogos III (Socráticos), de Platão, tradução de Edson Bini, Edipro.

Mitologia, de Edith Hamilton, Martins Editora.

Dicionário da Mitologia Grega e Romana, de Pierre Grimal, Bertrand Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário