AVALIE, COMENTE, CRITIQUE; QUERO SABER SUA OPINIÃO

domingo, 21 de março de 2010

PLANO DE ATAQUE, de Ivan Sant'Anna

O que aconteceu em 11 de setembro de 2001? Entre milhões de outras coisas, todo o mundo viu que quatro aviões comerciais foram tomados por terroristas e atirados contra alvos americanos. Um atingiu o Pentágono, um caiu sobre o campo nas proximidades de Washington, e dois atingiram o World Trade Center, as Torres Gêmeas que desabaram sob a ação do fogo. Quase ao mesmo tempo as imagens, informações, ilusões e opiniões sobre os acontecimentos se espalharam pela Terra, num nítido retrato do mundo globalizado em que vivemos.

O que poucos souberam é que nesse dia e nos seguintes um escritor brasileiro não tirou os olhos da televisão e do computador, procurando saber tudo que se dizia sobre os ataques. Quando a televisão começou a se esquecer do assunto, sua vida se transformou nos próximos cinco anos em uma busca cuidadosa pelas informações precisas sobre o atentado e seus antecedentes, de modo que a grande trama do destino tecida naquele dia pudesse ser revirada e vista em sua grandiosidade. O resultado dessa busca é o livro Plano de Ataque, em que Ivan Sant’Anna permite ao leitor ver o que está por trás das imagens que marcaram aquele dia. E o que está por trás são histórias de homens e mulheres que tragicamente foram unidas pelo destino no dia 11 de setembro de 2001.

São as histórias dos terroristas e mais detalhadamente dos quatro pilotos suicidas. São histórias de passageiros dos aviões e suas famílias, de pessoas que ficaram presas nas torres gêmeas, de bombeiros que trabalharam no resgate dessas pessoas até que os prédios caíssem sobre suas cabeças. E o livro é irresistível, pois, ao contrário desse resumo, não fala nada de forma geral, mas nomeia e individualiza cada personagem, que consegue unir em uma brilhante reconstrução da história. O mérito de Ivan Sant’Anna é manter-se distante do julgamento moral e simplesmente nos colocar em íntimo contato com homens e mulheres que foram os principais fios construtores da trama. Poderíamos até encerrar o livro com as palavras do coro ao fim da tragédia Medéia, de Eurípides: “Do alto de seu trono olímpico, Zeus tece o fio dos fatos e dos destinos, trama que quase sempre ultrapassa a compreensão dos mortais. O esperado não se realiza, o imprevisível encontra seu caminho. E assim termina o drama.”

DEGUSTAÇÃO NO GOOGLE BOOKS!!!

(Texto de janeiro de 2007)


Um comentário:

  1. Ivan Sant’Anna é mesmo incrível, por mais complicado que seja entender os atentados de 11 de setembro, ele consegue prender o leitor sem ser monótono e nem piegas.

    ResponderExcluir